O texto a seguir foi elaborado para a comemoração dos 60 anos de vida religiosa de Irmã Petronilla Isonni, realizada no dia 05 de agosto de 2005. Nesse dia estávamos todos lá, amigos, colaboradores, irmãs salesianas, pessoas da comunidade, jovens e especialmente as crianças do Lar da criança Domingos Sávio. A missa foi celebrada por Padre Batista, missionário piamartino, e concelebrada pelo Padre Antônio Gomes, salesiano, na paróquia Jesus Maria e José – Vila União – Fortaleza – Ceará.
Acreditamos que educadoras do Lar da Criança produziram este texto com a colaboração de Irmã Petronilla.
Aos 13 de fevereiro de 1923 nasceu em Ossimo – Breschia – Itália, uma menina bela e de personalidade forte, de nome Petronilla Isonni, filha de Angela Zani e Pietro Isonni.
Ainda na infância sente satisfação de viver para ajudar o próximo. Aos 18 anos de idade sente-se chamada para a vida religiosa consagrada, em especial para a vida salesiana. Logo, ingressa no aspirantado salesiano, localizado na cidade de Turim – Itália, onde vida experiências profundas de Deus e se prepara para assumir sua missão. Corajosa e determinada e com muita oração e sacrifício, percorre todas as etapas da formação (aspirantado, postulantado, noviciado), deixando crescer em si mais e mais o amor por Jesus.
Logo após a segunda-guerra mundial, no dia 06 de novembro de 1946 sai da Itália em missão para o Brasil. Chega aqui em 06 de dezembro do referido ano. Foram 30 dias de viagem em um navio mercantil alexandrino.
Estando no Brasil, esteve nos seguintes lugares e realizou as respectivas atividades:
* Fortaleza – Ceará: Colégio Juvenal de Carvalho – Assistente e professora de Ciências da natureza e religião;
* Baturité – Ceará: Colégio Nossa Senhora Auxiliadora – Professora de Ciências da natureza, religião, educação física, biologia e química.
* Petrolina – Pernambuco: Professora de Ciências e responsável pela catequese na paróquia da referida cidade.
* Tapuriquara – Amazonas: Como diretor, fundou a Escola Maria Auxiliadora para índios;
* Petrolina – Pernambuco: Professora de Ciências e responsável pela catequese na paróquia da referida cidade.
* Tapuriquara – Amazonas: Como diretor, fundou a Escola Maria Auxiliadora para índios;
* Barcelos – Amazonas: Diretora.
* Várzea – Recife – Pernambuco: Professora de Ciências da natureza e religião.
* Carpina – responsável pela catequese da paróquia da referida cidade, ecônoma da casa das postulantes e professora de religião;
* Fortaleza – Ceará – Casa Irmã Maria Tereza: Assume a coordenação da catequese na Paróquia Jesus, Maria e José (Vila União) e atua também junto a grupo de jovens, doentes e vocacionados.
Em 1988, com apoio encorajador da Madre Geral das irmãs salesianas, Irmã Marinella, fundou o Lar da Criança Domingos Sávio, uma obra muito querida e abençoada, onde várias crianças são acompanhadas, acolhidas e amadas de acordo com o sistema preventivo de Dom Bosco e o carisma de Madre Mazzarello.
Em 2005, nos seus sessenta anos de idade, celebrou com alegria as graças de Deus e Maria Auxiliadora. Foram 60 anos de amor, vida e doação.
Postagem mais antiga Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário